top of page

Meu filho(a) está viciado em celular, jogos eletrônicos, redes sociais...o que fazer?

 

Para lidarmos com um problema, primeiro precisamos entender o que está acontecendo.

Um uso excessivo das tecnologias, ou uma dependência tecnológica, deve ser avaliado com cautela e sem medidas drásticas.

  • Evite retirar a força os equipamentos, como esconder celular, tirar vídeo game, desconectar a internet, nem sempre isso resolve e na maioria das vezes pode piorar a situação.

  • Não julgue ou critique a atitude do seu filho. Em vez disso, ofereça ajuda, esteja disponível para ouvi-lo e entender o que está acontecendo.

  • Talvez seu filho até entenda que está fazendo um uso excessivo, mas não sabe como agir, e para isso ele precisa de apoio.

  • Se ele não percebe o quanto o uso está sendo prejudicial, nesses casos é preciso mostrar para ele, mas sem confrontos. Converse e explique seu ponto de vista.

Não existe formula mágica, e muitos fatores devem ser considerados. Se estiver difícil, busque orientação e ajuda psicológica.

Ofereço um trabalho de orientação de pais individual (online), quinzenalmente e com duração de 1h. A orientação consiste em entender a dinâmica familiar e os aspectos que envolvem o uso excessivo das tecnologias. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp.

bottom of page