top of page
  • Foto do escritorCarolina Thans

O que pode causar a dependência de tecnologia?

Atualizado: 2 de ago. de 2020

Atualmente todos nós somo dependentes de tecnologia de forma técnica, mas aqui quero me referir a dependência patológica. O uso excessivo das tecnologias pode causar um dependência quando entra na vida da pessoa para suprir alguma dor emocional ou aliviar algum sintoma.


Como toda dependência, a de tecnologia surge para suprir alguma necessidade, diante de alguns resultados, as pesquisas vêm concluindo que essa dependência tem origem em relações empobrecidas de enfrentamento, ou seja, diante de uma falta de repertório comportamental do indivíduo, a dependência é desenvolvida como forma de contornar essa dificuldade, fazendo do uso patológico das ferramentas tecnológicas um aliado para superar os problemas.


A pessoa enxerga no mundo “virtual” um escape da sua vida “real”, um lugar para esquecer dos problemas, sofrimentos e decepções. Por um curto momento isso pode ser bom, mas quando essa se torna a única saída, pode ser considerado um problema, já que não encara a realidade e nem busca resolver os problemas.


Um outro aspecto importante que faz com que as pessoas se fixem à internet e as redes sociais é o desejo do ser humano de ser aceito e de ser acolhido, e no mundo virtual conseguem isso, se postam algo triste, logo recebem apoio, mas o quanto esse apoio é real? Não podemos ficar apenas online, é preciso encarar as dificuldades da vida offline também.


Somos indivíduos sociáveis e, portanto, atraídos pela interação social. Temos a necessidade de se relacionar com o outro, e como todo meio de comunicação, a tecnologia e suas ferramentas também proporcionam isso.

tecnologias

50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page