top of page
  • Foto do escritorCarolina Thans

O que é e o que faz um psicólogo?

Atualizado: 2 de ago. de 2020

É muito comum ouvirmos de forma errônea, que psicólogo é para loucos, que só vai quem está doente, que só precisa quem está deprimido, entre outras coisas, mas não é bem assim.


Você sabe o que faz um psicólogo? Como ele pode te ajudar?


O psicólogo é um profissional da saúde que estudou no mínimo 5 anos técnicas e conceitos científicos, para poder desenvolver a capacidade de compreender os comportamentos, as emoções, pensamentos do paciente, atuando com a sua subjetividade.


Não somos como um amigo, não temos bola de cristal, não adivinhamos pensamentos e nem temos uma varinha mágica para resolver os problemas, isso felizmente ou infelizmente não existe.


Nós, psicólogos, sabemos apenas aquilo que o paciente nos conta e a partir daí passamos a utilizar nossas técnicas e conhecimentos para ajudá-lo a compreender o que está passando, sentindo e capacitá-lo com ferramentas que o ajudarão a lidar com os problemas e situações da vida.


O trabalho do psicólogo nunca é individualizado, aliás, sozinho ele não faz nada, é preciso uma cooperação do paciente. Trata-se de um trabalho mútuo, onde ambos devem colaborar, o paciente contando sua história, suas vivências, o que lhe trouxe até a terapia, e o psicólogo escutando de forma ativa, empática, compreensiva e elaborando as intervenções necessárias.


De certa forma, todos nós temos o conhecimento de muitas coisas, as vezes até sabemos lá no fundo como agir em determinada situação, mas precisamos de ajuda para resgatar e colocar em prática. É importante lembrar que procurar ajuda não é sinônimo de fraqueza, mas sim de coragem, pois demonstra que você quer mudar e melhorar.




Referência: BOCK, A.N.B; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L .T. A psicologia como profissão. In: PSICOLOGIAS: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSICOLOGIA. 13ª ed., Saraiva – São Paulo: 202.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page