top of page
  • Foto do escritorCarolina Thans

Conheça os critérios para a Dependência de Internet

Atualizado: 2 de ago. de 2020

O termo dependência de internet ou vício em internet, vem crescendo a cada ano, e muito se deve a imersão no mundo virtual que a cada dia está maior. E apesar da internet estar em alta só de alguns anos pra cá, o termo já era usado a alguns anos. O termo dependência de internet surgiu em 1986, tendo sido usado de forma pioneira por Ivan k. Goldberg. Em seguida, no ano de 1995 Mark Griffiths propôs o termo dependência tecnológica, como resultado de uma interação entre o homem e a máquina, envolvendo geralmente características como indução e reforçamento comportamental, já que o uso excessivo se mantém pelo reforço recebido, que pode ser rapidez das informações e o fácil acesso a conteúdo interativos.


A dependência pode ser definida como uma compulsão habitual para realizar determinada atividade ou usar substâncias, desenvolvendo consequências na saúde física e nos aspectos familiares, social e laboral. Com essa dependência, em vez de os problemas serem enfrentados os usuários têm comportamentos disfuncionais diante das situações conflituosas e quando se veem sem essas ferramentas surgem as consequências psicológicas.


Nas dependências de substâncias o potencial é aumentado pela absorção rápida da corrente sanguínea, enquanto que, se tratando de dependência de internet o rápido acesso e o curto espaço de espera entre pesquisar e encontrar uma informação, foto, e arquivos digitais que se deseja, aumentam o potencial da dependência, o indivíduo fica fascinado com essa possibilidade de adquirir tanta informação rapidamente e os estímulos gerados, querendo sempre ter mais acessos. Os sintomas podem variar de acordo com a pessoa, já que cada uma lida de uma forma diferente com a situação, contudo, é frequente um protesto verbal quando a tecnologia é retirada, principalmente caso se trate de uma relação entre pais e filhos, sendo então importante buscar a compreensão do uso e conversar com a criança sobre o motivo da remoção.


A Dependência de internet pode ser avaliada seguindo alguns critérios como:

1.Preocupação com a internet. 2. Necessidade de aumentar o tempo conectado para ter a mesma satisfação. 3. Esforços repetidos para diminuir o uso da rede. 4. Inquietude ou irritabilidade quando o uso é restringido. 5. Extrapolação do tempo on-line para além do pretendido. 6. Trabalho e relações sociais em risco pelo uso excessivo. 7. Mentiras a respeito da quantidade de horas de uso. 8. Uso da internet para fuga dos problemas ou alívio do humor disfórico.



Referência:

GREENFIELD, David. As propriedades de dependência do uso de internet. In: ABREU, Cristiano Nabuco de; YOUNG, Kimberly S. Dependência de internet – Manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2011.

dependência de internet

10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page