top of page
  • Foto do escritorCarolina Thans

Como as situações e nossos comportamentos afetam a nossa saúde mental?

Passamos por situações o tempo todo, nossa vida é regada de situações que precisamos enfrentar, algumas esperadas e outras não, algumas boas e outras ruins. Cada situação nos gera um sentimento, e como não conseguimos controla-las, precisamos aprender a lidar com elas.


Falando sobre emoções e sentimentos, algumas situações geram uma resposta fisiológica automática e inconsciente no nosso corpo, como ver um tigre, imediatamente ficaremos com o coração acelerado, falta de ar, sudorese e teremos o instinto de fugir, não vamos conseguir racionalizar e pensar o que fazer, isso nos mataria.


Porém, algumas outras situações que possam nos causar uma emoção desagradável como ver alguém que já nos relacionamos ou passar por uma situação de constrangimento, podem ser administradas, compreendendo o que estamos sentindo e controlando nosso comportamento.


comportamento e saúde mental

O comportamento é todo movimento que uma pessoa executa, uma ação realizada diante de alguma situação, ele pode ser controlado. Diante de uma situação recorrente que traga emoções desagradáveis, como estar em locais que não gostamos, ou medo de algo, podemos pensar em como será nosso comportamento. Por exemplo, eu quando vejo um cachorro na rua, sinto meu coração acelerado, hoje já identifico essa emoção e sei que é um sentimento de medo.


A resposta fisiológica do coração acelerado é automática, não consigo controlar essa emoção, porém através da compreensão do sentimento que ela me gera, consigo analisar a situação e entender que o cachorro não vai me atacar se eu não fizer mal a ele, respiro fundo e continuo o meu caminho, tendo assim um comportamento funcional diante da situação. Quando eu ainda não tinha essa compreensão das minhas emoções e sentimentos, já tive comportamentos que não contribuíram para a situação, como sair correndo ou ficar paralisada e não seguir adiante.


Cada pessoa reage de uma forma diante de cada situação, muitas vezes pessoas podem passar pela mesma situação e cada uma reagir de uma forma diferente, isso tem a ver com as nossas crenças e experiências, mas todos podemos aprender a ver as situações de outra forma, no processo terapêutico buscamos ajudar o paciente a compreender os seus sentimentos, pensamentos e assim melhorar algum comportamento que esteja trazendo sofrimento.


Cada situação mal resolvida ou um comportamento que não traga bom resultado, afeta nosso bem-estar mental, ficamos angustiados e tristes. É importante procurar resolver o que nos faz mal e ser flexível em algumas ocasiões.







26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page